Biblioteca Municipal celebra 4ª Semana do Livro 25/04/2018

Iniciou na segunda-feira, 23 de abril, a 4ª Semana do Livro Biblioteca Pública Municipal Vianna Moog. Com uma programação diversificada que segue até o dia 27, a comunidade leopoldense poderá participar de oficinas, palestras, contação de histórias mostra de cinema e rodas de debates. O público-alvo são crianças, adolescentes e grupos de terceira idade. 

No ato de abertura o prefeito Ary Vanazzi falou sobre a importância da leitura para todas as pessoas. “A literatura desperta o pensamento crítico. Levamos a leitura para vários locais e com diversas finalidades em nossas vidas. Dessa forma, o ponto de partida para uma leitura verdadeiramente significativa é a formação do leitor crítico, sensibilizado da sua responsabilidade diante do ato de ler que nos dá a possibilidade de ampliar cada vez mais nosso conhecimento”, disse o prefeito. 

O secretário de Cultura e Relações Internacionais, Pedro Vasconcellos, lembrou que a Biblioteca Pública Municipal de São Leopoldo possui um acervo riquíssimo com mais de 50 mil exemplares. “Temos aqui neste espaço os principais lançamentos da literatura nacional internacional junto de clássicos de escritores e poetas consagrados. A programação também pretende que mais pessoas utilizem a biblioteca e seja um incentivo a leitura”, destacou o secretário.

A diretora da biblioteca, Daiane Andrade, lembrou que a Semana do Livro da Biblioteca Pública Municipal Vianna Moog tem por objetivo marcar a passagem de datas significativas relacionadas aos livros e a leitura que ocorrem no mês de abril. “Além de promover ações que incentivem a leitura e que aproximem a comunidade da Biblioteca Pública, lembramos o dia Internacional do Livro Infantil (02 de abril), o Dia Nacional da Biblioteca (09 de abril), Dia Nacional Do Livro Infantil (18 de abril) e Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor (23 de abril)”, esclareceu.

O ato iniciou com a apresentação artística da turma de violão da Escola Municipal de Artes Pequeno Príncipe. 
Acompanharam a solenidade a representante do Fórum do Livro de São Leopoldo Elvira Hoffmann e o vereador Júlio Galperin (PDS). Após a abertura ocorreu uma Oficina de Teatro com o professor Marcelo Schneider.

Programação 
Dia 24 de abril
Projeto “Encontros com a Terceira Idade: compartilhando histórias” às 8h, 9h e 10h.
Palestra “Curiosidades da nossa literatura”, com Elvira Hoffmann, professora e Mestre em Ciência da Comunicação, representante do Fórum do Livro, Leitura e Literatura de São Leopoldo, das14h às 15h30.
Palestra “Uma ponte entre a infância e a adolescência: uma visão psicanalítica com base na história do Rei Leão”, com Jandira Teresinha Weber, psicóloga, representante do Fórum do Livro, Leitura e Literatura de São Leopoldo, vice-presidente do Centro Literário de São Leopoldo, das 15h30 às 16h30.
Dia 25 de abril
Oficina “Viajando pelos muros: muralismo e muralistas”, com Rogério Tosca, artista plástico e autor do mural do Jardim da Leitura da Biblioteca Pública, das 9 às 11h.
Projeto de Contação de Histórias “Contar e Encantar”, das 14h e 15h30.
26 de abril
Projeto de Contação de Histórias “Contar e Encantar”, das 8h30 e 10h.
Mostra “Cinema Estudantil e Literatura - Sessão com curtas escolares adaptados de livros”.
- Debate sobre “O cinema estudantil na literatura”, com as EMEFs Emílio Meyer, Germano Sperb e Barão do Rio Branco, das 13h30 às 16h30.
Dia 27 de abril
Lançamento do Projeto “A senha do mundo”, com o objetivo de promover a leitura literária para os jovens, 8h30 e 10h.
Cine Debate “Você não está sozinha/o”
- Roda de conversa sobre o ciclo de violência nos relacionamentos abusivos, com as psicólogas Mariana Castro e Janaína Antunes, do Coletivo Entre – Cuidados em Saúde Mental, em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (Sepom), das 14 às 16h.

[Jornalista: Rodrigo Machado - MTb 14.433 |Scom/PMSL]

banda logo

É uma rádio que tem o compromisso de atender a cidade de São Leopoldo e região do Vale do Sinos, que por 17 anos  vem cativando os ouvintes com uma programação bem diversificada, músicas de qualidade, notícias, entrevistas, debates, utilidades públicas e interação com o ouvinte.



Av. Integração 1814 Feitoria São Leopoldo/RS | (51) 3575-2818 | (51) 3091-8361 | radiofeitoriafm@gmail.com