Ação conscientiza para um trânsito mais seguro 31/12/1969

A Guarda Civil Municipal (GCM) de São Leopoldo promoveu uma atividade alusiva à Semana Nacional do Trânsito, na terça-feira, 18 de setembro. Agentes da corporação distribuíram materiais educativos e promoveram uma simulação de embriaguez ao volante com os pedestres voluntários que passarem pelo local. O objetivo da iniciativa é ensinar de atitudes de respeito, precaução e responsabilidade no trânsito, para que as estatísticas alarmantes de acidentes possam mudar.
O foco principal, de acordo com o diretor-geral da GCM, Wagner Pires, é chamar a atenção para o perigo de dirigir sob o efeito de bebidas alcoólicas. “O consumo de álcool é uma das principais causas de acidentes no trânsito. Ao ingerir bebida alcoólica, o sistema nervoso fica alterado e o tempo médio de reação para qualquer imprevisto no trânsito aumenta e consequentemente a possibilidade de acidentes também cresce”, destacou. Outro fator que também contribui para aumentar o número de acidentes é o uso de celular ao volante. “Muitos condutores ainda insistem em utilizar o celular enquanto dirigem. Em três segundos de desatenção mexendo no aparelho o carro anda alguns metros e pode acontecer um atropelamento, ou uma colisão”, acrescentou Pires.
A atividade contou com a parceria do Centro de Formação de Condutores (CFC) Valderez. No mesmo dia, também ocorreu uma palestra sobre educação no trânsito para estudantes dos 1º e 2º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Maria Gusmão Brito. Ao todo, cerca cem crianças acompanharam a atividade. 
Algumas das atitudes que ajudam a evitar acidentes
Não dirigir alcoolizado;
Não usar o celular enquanto dirige ou atravessa as ruas;
Não ultrapassar o limite de velocidade;
Usar sempre o cinto de segurança;
Atravessar a rua nas faixas de pedestres;
Conhecer e respeitas todos os sinais e leis de trânsito.
Semana do Trânsito de 2018
O tema da Semana do Trânsito de 2018 é “Nós somos o Trânsito”. O tema segue o do Movimento Maio Amarelo, que foi discutido com a Associação Nacional de Detrans (AND) e apresentado em reunião do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Assim como em 2017, o objetivo é envolver diretamente a sociedade nas ações e propor uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

 

Fonte:  www.saoleopoldo.rs.gov.br


banda logo

É uma rádio que tem o compromisso de atender a cidade de São Leopoldo e região do Vale do Sinos, que por 17 anos  vem cativando os ouvintes com uma programação bem diversificada, músicas de qualidade, notícias, entrevistas, debates, utilidades públicas e interação com o ouvinte.



Av. Integração 1814 Feitoria São Leopoldo/RS | (51) 3575-2818 | (51) 3091-8361 | radiofeitoriafm@gmail.com